saúde mental

Sobre A Importância Da Terapia

Esse é um texto da colaboradora Michele Barbosa com participação da ADM Denise Dantas


Quando falamos em saúde e tratamento, pensamos diretamente em remédios no seu formato mais “batido”: comprimidos, gotas, injeções. Mas, entre outras práticas incríveis e bem-vindas, a terapia também é remédio. A medicação tem, sim, um papel fundamental na recuperação de muitos transtornos mentais, mas é a terapia que ajuda o paciente a reconhecer em si mesmo o caminho para uma vida mais saudável e equilibrada.

A terapia é uma importante ferramenta de autoconhecimento, pois é através da conversa e experiência com o terapeuta que o paciente consegue reconhecer as próprias limitações e sentir um ambiente seguro, confortador e empático onde pode dizer o que sente e pensa. Verbalizar o que há dentro de nós ajuda muito a aliviar dores emocionais e a chegar à cura, e uma sessão de terapia é um momento destinado exatamente a isso. Soma-se aí o fator de o psicólogo ou terapeuta ter um preparo especializado para auxiliar pacientes emocionalmente e mentalmente fragilizados, e obtemos algo maravilhoso a nosso favor.

Infelizmente, ainda existe muito estigma em torno desse assunto, e muitas pessoas não procuram terapia por medo ou desconhecimento, o que prolonga o sofrimento de muitos pacientes. Como em diversas outras questões que dizem respeito à saúde mental, é preciso haver cada vez mais diálogo e troca de informações e de experiências.

A primeira sessão de terapia de alguém pode parecer desconfortável no início, afinal, o paciente está diante de uma pessoa que não conhece e para qual irá revelar seus pensamentos mais íntimos. Porém, quando o terapeuta consegue estabelecer uma comunicação efetiva e empática, deixando a pessoa livre para dizer como se sente, sem pressioná-la ou reprimi-la, toda desconfiança inicial pouco a pouco torna-se um vínculo amistoso e de confiança.

Através desse vínculo terapêutico o paciente consegue sentir-se mais relaxado e confortável para se abrir sobre seus problemas e dificuldades, seja lá quais forem, sem o medo de estar sendo julgado. Não cabe ao terapeuta fazer julgamentos, emitir opiniões ou mesmo dar conselhos, pois sua função é dar apoio, prestar auxílio, ajudar o paciente a atravessar o momento difícil, analisar suas dificuldades e, em alguns transtornos mentais, mostrar a possibilidade de novos comportamentos, que sejam melhores para a saúde da pessoa em tratamento.

Portanto, a terapia é importante para o paciente desenvolver a autoestima, promover mudanças de comportamentos, superar algum evento traumático, compreender padrões de funcionamento, entre outros. Aliado ao terapeuta, o paciente conseguirá ter as ferramentas mais amplas e desenvolver o autoconhecimento necessário para trilhar o seu próprio caminho.


IMG_5176Michele Barbosa. Paulista. Estudou Tecnologia da Informação mas gosta mesmo da área de Humanas. Apaixonada perdidamente pela psiquiatria, psicologia e neurociência. Acredita em dias melhores e na mudança das pessoas. Considera-se extremamente sensível. Adora escrever sobre tudo o que sente, vê e pensa. Acha que a empatia é um superpoder. instagram-logo

dedeblogDenise Dantas. Trescoroense, estudante de Letras, Aquário e Peixes. Unicórnio das trevas, mãe de cachorro, entusiasta de duendes, sommelier de caipirinha. Extremamente sensível, efusiva, de não tão fácil trato, acredita no amor. Chatinha, pequenininha, sincera e apaixonada, escreve e faz tudo pra acalmar o coração. fb-art download f88a80d5-d129-47fe-8053-cf057338f7b3.jpg

Anúncios

4 comentários em “Sobre A Importância Da Terapia

  1. Excelente artigo! Conteúdo de muita sensibilidade sobre a importância do autoconhecimento e, consequentemente, a identificação de um propósito de vida. De fato, estamos habituados a procurar caminhos mais curtos para aliviar a dor (emocional ou física). Não é só com os remédios que pessoas podem ser curadas. Sou psicólogo e digo com convicção que um dia, as pessoas irão para as suas sessões de psicoterapia tão felizes e livres de preconceitos, assim como vão à academia. Ser saudável não é só cuidar do corpo ou se alimentar bem, né? Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s