Livros · Sem categoria

Panelinha | Livro

Texto da colaboradora Martina Colafemina


panelinha

Achar um hobby pode ser uma salvação para quem está passando por algo angustiante. Quando a gente se dedica a algo que nos dá prazer a gente gera uma energia boa, aquela energia que nos faz ter vontade, que nos faz continuar. Já diz a maravilhosa Paola Carosella: “Eu fiz da cozinha o meu berço”. E hoje, eu quero indicar um livro para aquelas que como eu, gostariam de aprender as manhas da cozinha mas não se dão tão bem com ela.

A ideia do livro “Panelinha” nasceu do blog homônimo da Rita Lobo, criado em 2000. Nesse blog ela publica receitas e troca ideias com seus leitores, e assim, elas passam por um “controle de qualidade” da experiência. Todas as receitas publicadas no livro foram testadas e aprovadas pelos leitores e, por isso, podem ser feitas por todos, mesmo aqueles que nunca cozinharam!

O exemplar que eu tenho é da 5ª edição. Ele é dividido em “níveis” e tipos de alimentos. O primeiro capítulo apresenta várias listas com 10 coisas para melhorar a alimentação e deixá-la sustentável, os utensílios essenciais para se ter na cozinha e os alimentos e temperos para se ter sempre à mão. Em seguida, há um capítulo sobre saladas, ovos e suas receitas, sopas e aperitivos, um sobre grãos, massas e batatas, um sobre carnes e por fim um sobre as sobremesas. A ideia é já se ter uma boa base sobre todos os tipos de pratos até o fim do livro. As receitas são variadas. Vão das mais simples, com ingredientes que encontramos no dia a dia ou podemos reaproveitar, até as mais sofisticadas, ideais para comemorações ou refeições especiais.

Eu já comecei a tentar e até onde fui funcionou muito bem! Eu sou uma pessoa que estraga até pipoca e já consegui fazer algumas saladas e sopas bem elaboradas ( e ovos mexidos que deram bem certo, mas em que eu coloquei quase um caminhão de sal. Vivendo e aprendendo). Também dá muito orgulho de ver seu prato ali prontinho, cheiroso e todo mundo comendo, por mais simples que seja!

Eu comecei a me interessar pelo assunto por causa de uma amiga, ela e o marido fazem pratos que eu adoro (como risoto, por exemplo) e sempre que eu comentava que eu não sabia nada ou como aquilo deveria ter sido difícil de fazer, ela me explicava que não era tão complicado assim, que fazer em casa era bem mais gostoso e saudável, além de render bons momentos. Assim, ela me indicou esse livro. E realmente, sai muito mais barato fazer aquela comidinha que você ama em casa e faz muito bem.

Para quem já cozinha e está em busca de inspiração ou para quem gostaria de aprender um pouco, indico muito este livro! Ele foi publicado pela editora Senac e já vi em praticamente todas as livrarias, mas o preço varia muito. O meu foi comprado na Livraria Saraiva, por R$65,80.

Beijo!


image1 (1)Martina Colafemina. Paulista, leonina com ascendente em Sagitário. Estudante de Jornalismo, é mãe de um bebê gordinho. Já tentou a Psicologia e gosta de ajudar a pessoas, artes e principalmente de teatro. Estabanada, grande e eloquente, mas só por fora: Por dentro é muito sensível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s