Sem categoria

Às Vezes Precisamos De Remédio

Remédios. A maioria das pessoas não gosta muito deles, e tratando-se de medicamentos para a psico, o relutar pode tornar-se ainda mais forte. Acontece que, às vezes, tomar uma medicação é necessário e pode ser o melhor caminho pra alguém que possui algum transtorno mental.
Tudo relacionado à saúde mental ainda é menos aceito do que o mundo da saúde apenas física – embora ambas estejam intimamente ligadas. Já é difícil aceitar ir a um especialista da mente, e quando finalmente aceita-se dar esse passo, pode ser diferente do que esperamos, ou até mesmo uma porcaria. Se você quiser, pode ler meu texto “Minha Primeira Consulta Com Um Psiquiatra Foi Um Lixo”, pra saber um pouco mais sobre isso. Ocorre que tentar e insistir pode ser preciso.

Há pessoas – como eu – que podem demorar anos para encontrar o médico ou tratamento adequado. Mas a aceitação da possibilidade de estar precisando de uma ajuda profissional pode facilitar e encurtar esse processo, trazendo mais depressa a melhora.

Essa dificuldade que temos não é tão complicada de entender, porque

1. Medicações para a saúde psicológica geralmente demoram algum tempo para fazer o seu melhor efeito, o que um pensamento imediatista pode tratar como motivo para desmerecimento da eficácia ou da tentativa;

2. Há um enorme preconceito com pacientes psiquiátricos, que acabam sentindo-se taxados como “loucos” e reprimindo sua necessidade de obter auxílio;

3. No geral, crescemos ouvindo que nossos próximos precisam de um remédio para dor de cabeça ou dor na coluna, e não para dores “na alma”.

Há toda uma construção social a respeito da questão que acaba dificultando a compreensão e aceitação. Acontece. Precisamos começar a considerar outras possibilidades além do que nos parece ideal à primeira vista. Assim como algumas pessoas progridem mais através de um tratamento com medicamentos, há quem melhore sem eles. Buscar informação nunca é demais.

Infelizmente, uma construção social como essa é algo que leva tempo para ser desfeito. E enquanto isso não acontece, precisamos fazer as informações circularem. Precisamos ir contra o estigma. Precisamos conversar. Precisamos buscar o melhor para nosso funcionamento, e ninguém nasce sabendo. Podemos ter inclinações, mas em casos mais sérios devemos procurar ajuda além delas.

Eu espero que esse texto tenha te ajudado a ver a situação mais de fora, que você possa entender que são dúvidas comuns e aceite melhor suas necessidades, se esse for seu caso. O tratamento das doenças da mente merece o mesmo cuidado e atenção que uma perna quebrada. Invista sua boa vontade, paciência e tolerância na sua saúde. 🌸


dedeblog

Denise Dantas. Trescoroense, estudante de Letras, Aquário e Peixes. Unicórnio das trevas, mãe de cachorro, entusiasta de duendes, sommelier de caipirinha. Extremamente sensível, efusiva, de não tão fácil trato, acredita no amor. Chatinha, pequenininha, sincera e apaixonada, escreve e faz tudo pra acalmar o coração. fb-art download f88a80d5-d129-47fe-8053-cf057338f7b3.jpg

 

Anúncios

2 comentários em “Às Vezes Precisamos De Remédio

  1. Adorei este texto e é a mais absoluta verdade,para eu ficar melhor e deixar todos a minha volta bem,aceitei com muita dificuldade a tomar os remédios.Engordei alguns quilos e sinto alguns efeitos do remédio,mas são infinitamente menore do que qualquer crise que já tive.
    Precisamos ter paciência que o retorno vem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s