Amor · Relacionamentos · Relatos Pessoais · saúde mental

Quando você ama uma pessoa que possui ansiedade

O namorado de uma das administradoras do blog foi convidado para dar um depoimento de como é amar alguém que possui ansiedade e depressão.

 

Amar alguém que tem ansiedade/depressão é algo que requer muita calma. Você precisa estar em paz com o seu próprio interior para passar essa paz para o companheiro, e precisa estar preparado para alguns momentos na sua vida. Principalmente para os momentos mais difíceis, que trazem consigo as lágrimas de quem você ama, a temível insegurança, entre outras coisas que os transtornos podem trazer.

Lidar com isso no dia a dia é algo que não temos como fugir, é algo que está presente e temos que encarar como: “Vai passar, tudo sempre passa. As coisas ruins não duram a eternidade”. Não se deve encarar como algo horrível, ou algo que não tem jeito, porque tem jeito, e você pode começar ajudando.

No início, me sentia apavorado porque, às vezes, não sabia o que fazer e, as vezes, palavras não eram o suficientes, ações não ajudavam, só o tempo. Esse tempo parece não chegar, parece algo infinito, e o seu amor está lá, triste, tendo uma crise e você sem saber o que fazer, nem como agir.

Mas, durante as crises, eu penso no quanto essa pessoa está sofrendo, no quanto ela deve ter passado por muitas coisas para, hoje, estar com a sua mente criando vários mundos diferentes, mundos de fantasias, coisas que não existem. Quão triste e doloroso foi o passado ou o presente para essa pessoa? Tento reverter isso tudo da melhor forma possível.

Para vocês que amam pessoas com ansiedade e depressão, tenham paciência. Coloquem o amor de vocês na frente de tudo, independente do que seja. Não diga que não aguenta mais essas crises. Não diga que essa pessoa só faz te machucar. As coisas não são assim. Elas não têm culpa. Não é o coração delas que está dizendo isso, e sim, algo que vem do nada e as fazem dizer coisas que não sentem de verdade. O descontrole, as deixa tristes e se sentindo péssimas. Essas pessoas podem estar inseguras, com medo de perder as coisas, as pessoas, preocupadas, e talvez se percam em meio a essa confusão toda que passa na mente delas.

Se você ama mesmo essa pessoa, ame-a de verdade. Mostre o verdadeiro valor que elas têm, mostre quem elas são e o que elas merecem ter e ouvir. Seja alguém pra elas.

E, se você que está lendo, tem algum transtorno, lhes digo: vocês são pessoas maravilhosas, vocês têm futuros maravilhosos, tempos ruins podem vir, mas coisas melhores estão por vir. Não percam a esperança. Não sintam medo de perder o que vocês possuem, e o que conquistaram.

Sintam-se amadas e cuidadas por quem vocês têm. Sejam a melhor versão de vocês mesmos, mostrem o que vocês são e o que sentem. Não guardem coisas por achar que isso vai ser melhor, porque não é. Guardar seus sentimentos pode sufocar ainda mais. Procurem pessoas que vocês consideram próximas, faça dessa pessoa seu porto seguro e se abra. Seja ela um psicólogo, que pode te oferecer ajuda profissional, ou, no seu dia-a-dia, um namorado(a), se tiver, ou ainda uma amiga(o). É muito importante estar com alguém.

E se não tiver alguém que te abrace nos seus dias, o projeto Onde o amor floresce, ajuda pessoas em situações difíceis em relacionamentos em geral. E o projeto Você Não Está Louca, que provavelmente já conhecem, que está disponível o tempo inteiro pra ouvir e acolher cada um, ou cada uma de vocês.

 

Texto escrito por Gabriel Gama.

 

BRUNAAABruna Figuerêdo. Baiana, Virginiana com ascendente em Câncer. Admiradora assídua da natureza, futura Pedagoga. Gosta de azul, de escrever, dançar e ler histórias de amor. Não gosta de matemática e tem medo do mar. Fala muito e transforma um mundo de informações que produz e recebe o tempo inteiro em palavras e projetos. E espera passar a vida fazendo exatamente isso.

 

Anúncios

93 comentários em “Quando você ama uma pessoa que possui ansiedade

  1. Li o texto, legal do ponto de vista de quem sofre a ansiedade, mas e de quem é vítima de uma pessoa ansiosa? Vc fala que a pessoa tem que ter paciência mas desculpe para tudo tem limite, nada dá o direito da pessoa ter crises de ansiedade e descontar na pessoa que ama, falo isso pois sou casada com uma pessoa assim e qdo ela esta em crise escuto coisas absurdas, por mais que eu ame não justifica, fácil falar em ter paciência e dar nosso amor, mas e a pessoa ansiosa? Ela não ama então? Penso que qdo se ama, as duas partes tem que ponderar, se vc é uma pessoa ansiosa controle isso par não magoar outra pessoa e não simplesmente falar a ela ter paciência e dar amor. É aquela história quem bate não lembra mas quem apanha nunca esquece, uma hora o amor acaba, pois não há relacionamento que resista onde só uma parte tem que ter a paciência

    Curtir

    1. A pessoa não pediu e não quer ter essas crises, só quem passa sabe o que é, como é você perder toda sua segurança, do medo que parece que vc vai morrer. Entendo o seu lado, mas quando amamos de verdade sabemos que isso vai passar, que é apenas um momento, quando estiver em crise apenas abrace a pessoa e diga o quanto a ama e que isso vai passar.

      Curtir

    2. Minha ex sogra, inclusive o meu ex… viviam me pedindo paciencia, manter a calma, dar tempo ao tempo… E fiz tudo isso durante quase 2 meses…

      E quando ele foi conversar comigo, dizendo que se sentia um vazio, que tudo dava errado , que ninguem poderia ajuda-lo nem eu, a mãe e nem a filha… q só ele mesmo.. Etc!

      Mas mesmo assim depois dessa ultima conversa, liguei, mandei mensg para tentar ajudar…. SAbe o que ele fez, terminou comigo… e me bloqueou do face e whattassp.

      Estou sem entender até hoje.. e me sinto pessíma! Depois disso nunca mais procurei ele.

      Curtir

    3. Minha ex sogra, inclusive o meu ex… viviam me pedindo paciencia, manter a calma, dar tempo ao tempo… E fiz tudo isso durante quase 2 meses…

      E quando ele foi conversar comigo, dizendo que se sentia um vazio, que tudo dava errado , que ninguem poderia ajuda-lo nem eu, a mãe e nem a filha… q só ele mesmo.. Etc!

      Mas mesmo assim depois dessa ultima conversa, liguei, mandei mensg para tentar ajudar…. SAbe o que ele fez, terminou comigo… e me bloqueou do face e whattassp.

      Estou sem entender até hoje.. e me sinto pessíma! Depois disso nunca mais procurei ele.

      Curtir

  2. Hi CindyI would absolutely love to see a video tutorial for your version of a kaleidoscope cane. And I would also love to see one on the pillow beads. I have tried numerous ways of making these but cannot get them to look rirsM.Hughtyga

    Curtir

  3. Adorei,eu estava imaginando como seria com ele,amo o de vedade. Acho e o amor e o melhor remedio para isso ser o porto seguro dela e mostrar que vc esta ali para oque der e vier. O amor suporta tudo.

    Curtir

  4. Eu concordo muito com o texto, paciencia é chave, sim, a gente sofre do lado mas não é nada perto de quem é diagnostica com crises de ansiedade.

    Mas não é facil ne? E em um grupo de pessoas que ninguem da apoio tudo sobra para mim, aguentar sozinho não é facil e é desgastante. Nesse mundo de hoje ja não é facil lidar com os nossos proprios problemas e ainda aguentar essa barra é complicado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s