Amor · Relacionamentos · Relatos Pessoais

15 sinais de que você pode estar em um relacionamento abusivo

Há pouco mais de um ano esse vídeo da Jout Jout sobre relacionamentos abusivos viralizou nas redes sociais e, desde então, eu sinto muita vontade de escrever sobre isso. No vídeo, ela diz que “uma parte de você sabe, mas você meio que não sabe ao mesmo tempo“. E é justamente por isso que eu vim aqui escrever pra ajudar que as pessoas percebam quando essas coisas acontecerem.


15 sinais que indicam que você pode estar em um relacionamento abusivo:

1. Quando a pessoa com quem você está se relacionando critica todas as pessoas do seu convívio, como se ninguém prestasse sem ter a aprovação dela. Ou quando a pessoa tenta te colocar contra seus amigos ou sua família, ou até mesmo os dois.

2. Quando ela implica com seu modo de vestir, de falar, de andar, de se comportar… Ou seja: quando a pessoa implica com seu jeito de ser e com as coisas que você gosta de fazer.

3. Quando essa pessoa pede pra que você exclua o contato ou pare de conversar com determinadas pessoas sem motivo aparente.

4. Quando rola chantagem emocional. Por exemplo: você tenta terminar com a pessoa e ela diz que vai se matar, que você nunca vai ser feliz sem ela, etc.

5. Quando você está sempre errada e frequentemente se sente culpada pelos problemas desta relação.

6. Quando rola gaslighting. Por exemplo: você tem certeza de que está certa em determinada situação e, depois de conversar com a pessoa, passa a sentir a culpa sobre você.

7. Quando a pessoa faz você se sentir inferior a ela e acreditar que “você tem sorte dela te aguentar e estar ao seu lado”.

8. Quando a pessoa tem vergonha de estar com você em público. (Atenção: ter vergonha é diferente de não demonstrar afeto, lembrem-se sempre que cada pessoa tem sua maneira própria de expressar amor.)

9. Quando a pessoa obriga você a fazer coisas que você não quer e faz com que você se sinta obrigada a fazer aquilo. Seja um passeio ou até mesmo sexo.

10. Quando antes de ficar com esta pessoa você estava feliz e, ao se relacionar com ela, você passa a se sentir triste, pra baixo, desanimada.

11. Ciúmes possessivo. Ciúmes, apesar de ser algo ruim, é até um pouco normal. Mas possessividade e controle não são, de jeito algum, normais.

12. Agressões: tanto físicas como verbais. Uma coisa é a pessoa se exaltar em determinado momento e falar algo sem pensar, outra é ela te humilhar e fazer você se sentir feito merda constantemente.

13. Quando só você se esforça pelo relacionamento de vocês. Todo e qualquer relacionamento, seja ele familiar ou afetivo, é uma via de mão dupla. Não existe relacionamento onde apenas uma das pessoas se esforce. É preciso de dedicação de ambas as partes.

14. Quando rola dependência emocional. Seja por parte de você ou da outra pessoa. Dependência emocional é extremamente prejudicial para ambas as partes do relacionamento e deve ser tratada, de preferência, com terapia.

15. Quando a pessoa faz você se sentir louca, fora de si, por algo simples que ela simplesmente não quer admitir. Mais uma vez, o famoso gaslighting.

* O que é gaslighting? “O termo vem de 1938, da peça Gas Light, em que um marido tenta deixar sua mulher louca diminuindo todas as luzes (que funcionavam a gás) da sua casa e então negando que a luz tenha mudado quando a sua esposa aponta a diferença. É uma forma muito eficaz de abuso emocional que faz com que a vítima questione seus próprios sentimentos, instintos e sanidade, o que dá ao parceiro abusivo muito poder (e nós sabemos que abuso tem a ver com poder e controle). Uma vez que o parceiro abusivo tenha conseguido fazer a vítima perder a habilidade de confiar em suas próprias percepções, passa a ser muito mais provável que ela permaneça no relacionamento abusivo.”

Leia mais clicando aqui.


AVISO DE GATILHO: no meu blog pessoal, postei alguns relatos de meninas que passaram por relacionamentos abusivos em complemento a este post. Se você quiser lê-lo, basta clicar aqui para acessar.


Fernanda Ddedeblog2al Cero. Gaúcha. Libriana com ascendente em Áries. Estudante de Psicologia e Ciências Políticas. 8 ou 80. Detesta qualquer coisa que seja pela metade. Inconstante e teimosa. Se apega facilmente à simplicidade dos detalhes. Sincera às vezes até demais, escreve pra aliviar a alma. Paciência não tem, mas amor tem de sobra. fb-art Twitter-icon.png download

Anúncios

Um comentário em “15 sinais de que você pode estar em um relacionamento abusivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s