Comportamento · Sexualidade

Diversidade e Preconceito

Texto da colaboradora Marilia Borges


Diversidade não é coisa pra se aprender na escola:  é algo que está ao nosso redor o tempo todo, desde o dia em que nascemos e somos colocados em um berçário cheio de bebês rechonchudos e fofinhos. Cada um com seu espaço, sua família, sua religião e sua cor. Viemos ao mundo assim, abertos a todas as possibilidades, puros de qualquer sentimento, imersos em cores e principalmente sem nenhum preconceito.

Com o tempo vamos crescendo e absorvendo o conhecimento que vem da família, da escola, da convivência com outras pessoas, até formarmos nosso caráter e termos nossas próprias opiniões. E chega a hora de perceber que aquele espaço que você ganhou de presente ao nascer continua sendo seu, mas que cada um também foi presenteado da mesma forma, e cabe a você entender e respeitar o universo do outro.

Há características deste universo incrível que são inatas, como a etnia e o gênero, outras que são escolhas, como a religião e sua profissão, e algumas podem ser adquiridas, como a obesidade, a depressão ou uma paralisia, por exemplo. Entendemos então que as pessoas são tão diversas e portanto tão bonitas, justamente por serem indivíduos diferentes. E como surge o preconceito?

Como o próprio nome diz, do ato de pré julgar algo ou alguém que não viva de acordo com aquilo que achamos normal , chegando às vezes ao ponto de causar repulsa, que pode ser traduzida em ações negativas como o bullying, ofensas verbais e violência física. O indivíduo preconceituoso só considera correto aquilo que condiz com seus “princípios”.Ele não vê o outro como um ser igual, pois a diversidade se torna uma adversidade em seu caminho, algo a ser afastado da sua convivência.

Mas quem passa pela vida buscando compreender, certamente será compreendido. Na sua mente sempre estarão aquelas cores e possibilidades abertas no início da sua trajetória nesta Terra. Porque dois corpos nunca ocupam o mesmo lugar no espaço. Isso, antes de ser uma questão de física, é uma questão de sabedoria para aqueles que entendem de humanidade e respeito.


13219566_565700290272994_1256850132_nMarilia Borges. Goiana, apaixonada pelo mar e por pássaros. Pisciana com ascendente em Touro, cabeça no céu e pés na terra. Adora ler, escrever e ouvir música, acredita na vida e nas possibilidades. Ainda sonha apesar de tudo e de todos. Às vezes ácida, outras doce, mas nunca a mesma. download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s