Amor · Crônicas · Relacionamentos · Relatos Pessoais

Afinal, quando é a hora certa de partir?

Significado de Relacionamento:

1 Ato de relacionar ou de se relacionar.
2 Ligação afetiva ou sexual entre duas ou mais pessoas.

Sinônimos de Relacionamento: contato, amizade, convivência, relação, caso e união.


Confesso que demorei muito tempo pra escrever esse texto. Não porque fosse difícil, mas porque ele faz parte de uma realidade a qual eu não queria pertencer.

E foi hoje que tudo aconteceu.

Sentada no ônibus voltando pra casa ouvindo uma playlist sertaneja, exatamente as 19h, tive um insight e resolvi escrever, finalmente, o que eu tanto insistia em guardar.

Há um tempo atrás li um texto que falava que “tudo bem abandonar qualquer pessoa, qualquer coisa e qualquer lugar que façam você se sentir uma merda” e aquilo ficou na minha mente desde então. Afinal, será que ta tudo bem mesmo?

Quer dizer, eu já deixei empregos nos quais não me sentia bem e foi a melhor escolha que eu podia ter feito na época. Deixei pra trás alguns parentes, amigos, colegas, conhecidos… E não carrego arrependimento algum. Também tive alguns relacionamentos abusivos na minha vida em que, de fato, o melhor foi abandonar. Alguns foram mais difíceis que os outros, certamente, mas hoje ta tudo bem sem nenhuma dessas coisas, de verdade.

Mas será que ta tudo bem mesmo?

E quanto à aquele tipo de relacionamento que não é tão ruim pra querer abandonar mas também não é tão bom pra querer manter? Aquele relacionamento que não ta frio, mas também não ta quente. Aquele tipo conhecido como relacionamento morno.

“Se não ta bom pra continuar, desiste ué…” uns vão dizer. “Mas se não ta tao ruim pra acabar, tenha paciência e deixe o tempo fazer o trabalho dele…” outros dirão.

Mas como assim deixar o tempo fazer o trabalho dele? O trabalho do tempo é passar. Só isso e nada mais. Ou seja, o tempo perdido investido em uma relação que não te faz feliz – mas que quem sabe um dia… – pode ser o tempo de um novo aprendizado, de novos amigos, novas ideias, novas mudanças e, porque não, até mesmo o fim de um ciclo e o começo de uma nova etapa. Se sua cozinha começasse a pegar fogo, você chamaria os bombeiros imediatamente ou deixaria que o tempo apagasse as chamas? Fácil a resposta, né? Pois é.

E esse tal tempo nada mais é do que uma ilusão que insistimos em acreditar, porque convenhamos… O mundo é tão cruel que a gente precisa acreditar em algo,nem que seja na utopia do amor, né? Né não.

O amor não é uma utopia. Ele existe. Só não existe da forma que nós gostaríamos que existisse. E isso, ás vezes, pode ser um problema.

A verdade que ninguém quer enxergar é que esse tal de tempo não cura nada, só adia. Não tem nada de mágico, mitológico ou sobrenatural. O que for pra ser vai ser, simples assim. O que realmente nos cura somos nós mesmos, nossa força de vontade e nosso amor próprio. O tempo aqui é só um auxiliar.

Porque quem quer alguma coisa, se esforça. E quem não quer, não se esforça. Sim, é simples assim. Volta lá pro topo da página e vê o significado de relacionamento no dicionário. Agora, me diz:

Se existe alguém que não se esforça mais para manter o relacionamento de forma saudável contigo, porque é que você tem que se esforçar sozinha? 8 ou 80. Ou é quente, ou é frio. Porque nenhum relacionamento é feito de metades. Nem mesmo as famosas metades da laranja.

12570903_1023678137675398_1144651076_n.jpg

 

E então, afinal, quando é a hora certa de partir? Quando sentir vontade. Porque não há sentimento algum que justifique manter uma relação tóxica em sua vida apenas pela dúvida do amanhã ou pelo medo de partir.

Ir embora dói. Mas ficar pode doer mais ainda. Vai por mim.

 maragomes.png

 


 

Fernanda Ddedeblog2al Cero. Gaúcha. Libriana com ascendente em Áries. Estudante de Psicologia e Ciências Políticas. 8 ou 80. Detesta qualquer coisa que seja pela metade. Inconstante e teimosa. Se apega facilmente à simplicidade dos detalhes. Sincera às vezes até demais, escreve pra aliviar a alma. Paciência não tem, mas amor tem de sobra. fb-art Twitter-icon.png download

Anúncios

8 comentários em “Afinal, quando é a hora certa de partir?

  1. Maravilhoso! Tudo que eu precisava ler. É exatamente como estou me sentindo agora… Ele já fez muita coisa ruim para mim. Já me fez me sentir um lixo muitas vezes. Terminamos duas vezes, e voltamos recentemente, e por enquanto, ele está um doce. Está carinhoso, atencioso… Uma parte de mim está contente por isso, porém outra parte está esperando a hora em que ele vai estourar novamente e me dizer coisas horríveis. Menosprezar meus gostos, minhas vontades, meus amigos. Não sei se está valendo a pena e tenho medo de terminar tudo e sofrer e estar perdendo o melhor dele… Tô tão confusa, tão perdida… 😦

    Curtir

    1. guria, to na mesma que você. mas ja li tanta coisa hoje que não me restam duvidas, TERMINAR.
      um relacionamento perfeito não gera duvidas. parei pra escrever todos os dias em que ele me deixava mal, brigava ou falava grosserias. acabei constatando que a maior parte do meu tempo era estragada por atitudes dele. Eu não quero casar com uma pessoa assim, quero ser feliz 100% do tempo, entao, quanto antes terminar, mais tempo de vida feliz terei !

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s